Close

30 de novembro de 2015

Câncer de Próstata em Cães e Gatos

Aproveitando o mês de novembro, que se intitula de “Novembro Azul”, vamos falar um pouco sobre câncer de próstata em pets.
O câncer de próstata pode acometer cães e gatos (raro) de meia idade a velhos, principalmente.

Atualmente, por estarem inseridos no contexto familiar e recebendo maiores cuidados, nossos pets tem uma expectativa de vida mais longa, fazendo com que algumas doenças que anteriormente não eram diagnosticadas com frequência, tenha uma importância maior. Dentre essas doenças, vamos falar hoje do câncer de próstata.

A próstata é o único órgão sexual acessório em cães e gatos machos. Sua função é produzir fluido como meio de transporte e suporte para os espermatozóides durante a ejaculação.

As neoplasias prostáticas ocorrem em machos intactos e castrados e, apesar da baixa incidência em cães, o adenocarcinoma é a mais comum das neoplasias em próstata. Prostatomegalia (aumento da próstata) está presente em dois terços dos cães com mais de cinco anos de idade.

Os sinais clínicos podem incluir perda de peso, perda de apetite, claudicação (mancar) de membros pélvicos, dificuldade de evacuar, constipações, fezes em forma de fita, dor, retenção ou incontinência urinária, sangue na urina, secreção uretral, dificuldade ao urinar e edema de membros pélvicos. No entanto, alguns animais com doença prostática não apresentam sinais clínicos.

As neoplasias prostáticas metastatizam nos linfonodos regionais (ilíacos, pélvicos e sublombares), nos pulmões, nas vértebras lombares, fêmur e pelve.

Para maiores informações sobre diagnóstico, prognóstico e tratamento procure seu médico veterinário.

A Clínica Especializada em Medicina Animal – CEMA – está aguardando sua visita. Marque sua consulta e tire quaisquer dúvidas sobre esse ou qualquer outro problema que seu animal possa apresentar.

Estamos à sua disposição!

NÓS AMAMOS, NÓS CUIDAMOS, NÓS SALVAMOS

3068-4455 // 9 9573-4455